VÍDEO: “Precisamos nos aliar ao conhecimento das nossas universidades”, diz Beto Fantinel

Está no ar o último episódio da primeira temporada do Papo De Grandi. Nesta quarta-feira (21), conheça um pouco da história e das ideias de Beto Fantinel (MDB), o último entrevistado do bate-papo com os prefeituráveis. O programa é comandado pelo jornalista e gerente geral do Diário, Alexandre De Grandi. Como é ano eleitoral, a primeira temporada se propõe discutir o pleito com os pré-candidatos a prefeito de Santa Maria.

Completam a lista de entrevistados: Ewerton Falk (PL), Giuseppe Riesgo (Novo), Paulo Burmann (PDT), Rodrigo Decimo (União Brasil), Tony Oliveira (Podemos) e Valdeci Oliveira (PT).

Quem é Beto Fantinel?

Beto Fantinel (MDB) é natural de Dona Francisca, município da Quarta Colônia, técnico em Agropecuária e formado em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Segundo o pré-candidato, desde a juventude se envolveu em movimentos estudantis e políticos. Foi vereador e coordenador da Secretaria de Saúde na cidade natal. Mas foi em Santa Maria que estabeleceu raízes:

– Trouxe meu domicílio eleitoral para Santa Maria. Tive a oportunidade também de ser assessor do ex-governador José Ivo Sartori, o que foi um momento de grande aprendizado. Costumo dizer que fiz Ciências Sociais na UFSM e meu doutorado foi no Palácio Piratini. Participei de um governo reformista, que enfrentou uma dificuldade de uma agenda que estava enterrada e foi apresentada para a sociedade gaúcha, como as privatizações, as transformações e a reforma da estrutura do Estado.

Atualmente, Beto Fantinel é secretário de Desenvolvimento Social do Rio Grande do Sul:

– Por ter trabalhado na gestão municipal, estadual e federal, conheço um pouco dos desafios da administração pública.

Questionado sobre ser ou não pré-candidato à prefeitura de Santa Maria, Fantinel relata sua indignação com antecipações do processo eleitoral:

– Me incomoda um pouco porque parece que a gente nunca consegue parar o processo de debate, de acirramento. E também vivemos um momento no nosso país de extrema radicalização. É algo que me incomoda muito porque desagrega nossa sociedade — comenta.

Projeto

Sobre geração de empregos e desenvolvimento econômico, Fantinel reitera o potencial de Santa Maria:

– Qualquer sociedade que consiga enfrentar o tema do desemprego, automaticamente, se torna uma sociedade desenvolvida porque ela deixa de ter as mazelas sociais agravadas. Qualquer plano que se preze em dialogar com o desenvolvimento de uma sociedade, ele precisa ter na sua espinha dorsal o tema do desenvolvimento. Isso tem a ver com uma iniciativa privada forte e decisiva na geração de empregos, mas precisamos sintonizar um poder público que tenha a mesma agilidade para enfrentar os temas.

Melhorias no município

Problemas ambientais são enfrentados no mundo, e em Santa Maria isso não é diferente. O pré-candidato pontua que muitos empresários comentam sobre desistir de investimentos por conta de demoras e burocracias em licenças ambientais no país:

– Nós temos bons cases para tratar da desburocratização das licenças ambientais no Brasil. Acho que são temas que precisam estar no debate eleitoral. Temos uma potencialidade enorme. É uma cidade que agrega todo ano, com a construção civil, universidades.

Para Fantinel, é preciso incentivo para manter as pessoas em Santa Maria:

– Precisamos nos aliar ao conhecimento das nossas universidades. Me chateia muito as pessoas saírem daqui para inovar. Santa Maria tem todas as condições de manter essas pessoas. Tem que haver um plano claro e objetivo de incentivo.

Leia todas as matérias

Quer acompanhar o programa completo?

Todos os episódios foram disponibilizados nas plataformas de áudio e também no YouTube. A primeira temporada foi com todos os pré-candidatos à prefeitura de Santa Maria (confira a ordem de divulgação abaixo). A próxima já está saindo do papel. A expectativa de divulgação é para maio de 2024. 

Papo De Grandi - Primeira temporada

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Em ato com apoiadores em São Paulo, ex-presidente Jair Bolsonaro prega pacificação e nega golpe Anterior

Em ato com apoiadores em São Paulo, ex-presidente Jair Bolsonaro prega pacificação e nega golpe

Próximo

"Vivemos um ambiente de impunidade no qual o crime age como se fosse parte da estrutura de poder", afirmou o ministro Paulo Pimenta, à CDN, sobre a violência

Política